Reportagens

''Marinheiro'' e empreendedor...

Pioneiro no Ceará, o velejador Kong se orgulha de manter funcionando a primeira escola da modalidade

O velejador conheceu os equipamentos da modalidade observando os gringos na década de 80 e se apaixonou. Hoje, o esporte é o seu trabalho e sua diversão


Ele fundou a primeira escola de Windsurf no Estado, Édson Ferreira da Silva, um mestre da vela, é mais conhecido na Enseada do Mucuripe como Kong. É nesse pedaço da orla de Fortaleza que ele comanda, há mais de 30 anos, a Brothers Wind School. Mas como um flanelinha, morador de favela, tornou-se uma referência para um esporte de elite? Como alguém tão simples tornou-se fundamental para cearenses que tornaram-se campeões internacionais? A resposta está na sua história.

Era década de 80, Kong era ainda um garoto vindo de Beberibe/CE com a família a procura de melhores chances na Capital. Mais um entre os meninos que vigiavam os carros estacionados na antiga Avenida Presidente Kennedy, hoje Beira Mar. Nessa mesma época, o Windsurf aportou no Mucuripe e ele viu de perto a chegada dos novos frequentadores da praia. "Eles vinham cheios de equipamentos que nunca havíamos visto, pagavam pra gente ajudar a montar aquilo tudo e ficar tomando conta. Um deles, um suíço chamado Dominic, me olhou e viu além, resolveu me dar a chance de conhecer não apenas o esporte, mas uma nova oportunidade de vida através dele. E foi assim que ele me deu as primeiras aulas", lembra Kong.

Aprendizado

O incentivo deu certo. Depois de aprender a velejar, ele passou a focar no seu aperfeiçoamento como atleta com o objetivo de se tornar instrutor. Objetivo conquistado, Kong passou a contar com a ajuda de amigos, que traziam peças e equipamentos comprados fora do País para que ele pudesse criar a primeira e, de acordo com ele, única escola de vela no Ceará. A Brothers Wind School é o berço de alguns dos maiores campeões de Windsurf do Brasil. "Todos os grandes atletas cearenses, campeões nacionais e mundiais, foram alunos da minha escola", declara Kong.

Os irmãos Marcílio "Brawzinho" e Gabriel Browne, além de Mathias Pinheiro, todos Campeões Mundiais, e Mônica Veras, atual Campeã Sul-Americana na categoria Slalom, foram os alunos de maior destaque.


Professor: Kong ensinou os primeiros passos para muitas feras do wind

Diversão e trabalho

O pioneirismo e a garra de Kong fazem com que a história do esporte no Estado se confunda com a própria história de vida dele. E, exatamente por isso, a seleção dos instrutores merece uma atenção à parte. Consciente da oportunidade que teve ao aprender o Windsurfe, e hoje ter o esporte como sua fonte de renda, Kong viu que poderia compartilhar seu conhecimento e criar novas oportunidades a pessoas como ele. Passou a treinar moradores da comunidade do Morro Santa Teresinha, onde mora, para torná-los instrutores. Hoje, seis deles trabalham na Brothers Wind School e da escola. A cada fim de tarde, o que se vê ao passar por lá são adultos, jovens e crianças, que graças ao Kong e sua luta diária, podem desfrutar de uma das mais belas enseadas do Brasil, que recebe a todos de braços abertos mantendo acesa a chama do esporte.

                                                        ZAHRI EL MALEK


O show de quem sabe


Na transmissão da Regata Dragão do Mar 2010 (TV Diário), o show foi do professor de windsurf, Édson Ferreira da Silva, o Kong, responsável pela Brothers Wind School. Conhecedor dos ventos, previu com boa antecedência a vitória da jangada Gabi. Kong é formador de gerações de cearenses no Windsurf, Hobie Cat, Laser, Caiaque e Stand up Paddle


Caso de amor com o wind



Caso de amor com o wind

Como o próprio nome sugere, trata-se da Fórmula 1 do Wind. Nela, o atleta se utiliza de pranchas mais volumosas e velas maiores que têm o objetivo de planar melhor sobre a água e, com isso, atingir as maiores velocidades possíveis pela diminuição máxima do atrito entre a prancha e a água, otimizando a força do vento.

História de vida

Édson Ferreira da Silva, o Kong, é o responsável pela brothers Wind School, primeira escola de windsurf do Ceará. Kong veio para Fortaleza no ano de 1981. Morava em Beberibe, mas a dura vida do interior forçou sua família a buscar melhores condições de sobrevivência na Capital.
Logo que chegou, virou flanelinha na Avenida Beira Mar, que à época chamava-se Presidente Kennedy. Até aí, uma história igual a outras tantas que todos nós conhecemos. A sorte daquele retirante e sua família começou a mudar no dia em que ele conheceu e praticou pela primeira vez windsurf.
Segundo Kong, um certo dia, um suíço filho de diplomata, que atendia pelo nome de Dominic, chegou à Enseada do Mucuripe com uma espécie de jangada que ele nunca tinha visto na vida. E foi ajudando Dominic que Kong conquistou suas primeiras aulas.
“Eu ajudava ele a carregar a prancha, a vela e a montar todo o equipamento. Com o tempo, Dominic passou a trazer dois equipamentos. Foi Dominic que trouxe o primeiro windsurf para o Ceará”, relatou.
Kong também explica que muitas vezes pensou que Dominic queria mesmo era fazer com que aquele flanelinha, que o ajudava com a alegria de uma criança que descobria o mundo, tivesse uma oportunidade de vencer na vida através do esporte. E foi exatamente o que aconteceu com o cearense.
Hoje, Kong é um profissional da área, que tira seu sustento da Brother´s Wind School, onde, junto com sua equipe, continua a formar, diariamente, as várias gerações cearenses, não só do windsurf, mas também do Hobie Cat, Laser, Caiaque e Stand up Paddle, as outras modalidades que são ensinadas em sua escola na capital cearense.